Móveis planejados para cozinha: dicas para escolher o estilo certo

Está na dúvida sobre como escolher o estilo certo dos móveis planejados para cozinha? Hoje temos algumas dicas importantes para você

Os móveis planejados para cozinha é um dos sonhos de muita gente, e esse sonho tem se tornado cada vez mais realidade.

O desejo de ter um ambiente todo planejado tem explicação, uma vez que o cômodo reúne beleza e funcionalidade.

A cozinha planejada é desejo até mesmo para quem não tem muita familiaridade com o ambiente e com as panelas, mas que deseja o espaço sob medida para manter tudo em ordem e dar uma bela valorizada no projeto e decoração do lar.

E se você está sonhando com sua cozinha sob medida, antes de escolher por um projeto é hora de ver dicas para fazer a melhor escolha e até se inspirar em cozinhas já prontas e decoradas.

Móveis Planejados Para Cozinha

O que são móveis planejados?

O termo móveis planejados é a definição para um projeto de marcenaria onde o mobiliário é desenho sob medida para o espaço disponível, e de acordo com as necessidades dos moradores da casa.

Nos móveis planejados cada detalhe é pensado de acordo com as necessidades apresentadas pelo morador e para o local onde o móvel será instalado, e por isso, o projeto costuma ser mais funcional, além de agregar valor ao imóvel, que ganha peças feitas sob medida.

Planejados ou modulados: o que é melhor para sua cozinha?

É comum a confusão entre móveis planejados e modulados, e os termos se referem a coisas diferentes.

Para evitar essa confusão, vamos à explicação:

  • Planejados: esse tipo de móvel é feito sob medida e instalado no cômodo desejado. Durante a elaboração do projeto é possível alterar detalhes como disposição das peças, cores, tamanhos e incluir aspectos e características que o móvel deve ter para cada casa.
  • Modulados: são móveis já fornecidos prontos e que podem ser comprados por módulos, de modo a encontrar as partes perfeitas para montar o seu cômodo. Neste caso não é possível alterar tamanhos, afinal as peças já são fornecidas em tamanhos padronizados pelo fabricante.

Em geral, a melhor o são os móveis planejados para cozinha, já que são feitos de acordo com o tamanho da sua cozinha e incluindo as necessidades que você apresenta.

No entanto, o preço dessa personalização é um pouco mais alto e custa, em média, R$ 7000 (apenas o mobiliário).

Esse preço mais elevado leva muitas pessoas a apostarem nos móveis modulados, que não são sob medida, mas oferecem funcionalidade por um preço bem menor, que gira em torno de R$ 1500 para montar os móveis da cozinha.

Sendo assim, a decisão do que é melhor vai ficar por conta do orçamento.

Móveis Planejados Para Cozinha

Dicas para ter uma cozinha planejada

Quer dicas para montar e planejar uma cozinha planejada? Selecionamos algumas informações importantes.

Defina os eletrodomésticos

Antes de definir os móveis planejados para cozinha, a primeira decisão é pelos eletrodomésticos.

Para o projeto da sua cozinha planejada é ideal que você já tenha as medidas dos eletros que serão usados, assim tudo pode ser planejado da maneira ideal, e você não fica restrito a escolher os eletrodomésticos de acordo com um projeto já definido.

Além de definir os eletros, a dica é pedir um projeto planejado que seja versátil e que no caso de móveis que não sejam de embutir (ex: geladeira), deixe um espaço a mais nas laterais e altura; esse espaço a mais é perfeito para a necessidade de trocar o eletro no futuro.

Aposte na funcionalidade

A beleza da cozinha planejada é realmente incrível, mas vá além do visual estético e tenha como prioridade as funções da cozinha.

No planejamento, considere a base triangular onde fogão, geladeira e pia formem o desenho geométrico.

Essa definição ajuda e muito no dia a dia da cozinha e facilita o deslocamento.

Partes quentes e frias

Para quem preza por uma cozinha sob medida e com economia de energia, a dica é fazer espaços com torres quentes e frias considerando um espaço mínimo de separação entre essas temperaturas distintas.

Evite colocar o forno ao lado da geladeira, pois isso vai interferir no processo de resfriamento da geladeira, atrapalhando na conservação dos alimentos e até mesmo no alto consumo de energia.

Móveis Planejados Para Cozinha

Divisórias

Um elemento fundamental nos móveis planejados para cozinha é pensar nos detalhes, como as divisórias.

Nesse caso, pense em gavetas bem divididas e que acomodem talheres e utensílios menores de modo organizado.

Espaço para eletroportáteis

Um erro comum nos projetos é pensar em armários para panelas, copos, taças e tantos outros elementos da cozinha, mas esquecer dos eletroportáteis como multiprocessador, espremedor de frutas, liquidificador, panelas elétricas, grill, entre outros.

Esses itens estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e se você não quer ter uma bancada com um aglomerado de itens, é melhor ter espaços maiores nos armários para manter os eletroportáteis guardados.

©2017 LAILA PLANEJADOS todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?