Dicas para não errar na hora de comprar móveis planejados

Móveis Planejados

Quer diminuir suas chances de erro na hora de comprar móveis planejados? Siga nossas dicas!

Encomendar móveis planejados para quartos e demais locais da casa, como área de serviço e cozinha, é uma boa solução.

Principalmente se você precisa aproveitar ao máximo o espaço de cada ambiente e gosta de mobiliário personalizado.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de projetar estas peças, porque depois de prontas será muito difícil ajustá-las.

Outra recomendação é escolher a dedo a loja ou profissional que vai executar o projeto, para assegurar a qualidade do produto final e o prazo de entrega.

Confira abaixo outras dicas que podem ser úteis à sua compra:

  1. Dimensionar e quantificar as divisões internas do armário embutido ou planejado é a tarefa principal no projeto do armário.
  2. Independente do espaço onde será instalado, todo armário precisa seguir uma medida padrão de no mínimo 60 cm de profundidade, que é o tamanho necessário para acomodar cabides com ternos robustos, peças que costumam ser as mais largas do guarda-roupa.
  3. Se a opção for por armários embutidos ou planejados com portas de correr o padrão de profundidade sobe para 65 cm, para acomodar corretamente os trilhos da porta.

Móveis Planejados

Materiais

O MDF é um dos materiais mais comuns na fabricação das estruturas dos armários planejados, no revestimento e divisórias internas dos embutidos.

O compensado também é outra matéria-prima muito usada.

Quando revestida com lâminas de madeira tem maior custo do que o MDF branco, por exemplo, que é um produto sintético feito a partir de fibra de madeira.

O acabamento e revestimento dos armários também podem ser feitos em laca, que permite que o armário seja finalizado com cores variadas.

Como a laca é menos resistente, é recomendável usá-la em armários de menor utilização, como os da sala, por exemplo.

A alvenaria ainda é a opção mais barata e tradicional para a estrutura externa, chamada de nicho, mas também é possível fazer a caixa do armário embutido usando Drywall ou painéis de madeira.

Drywall são placas produzidas industrialmente de gesso e revestidas de papel-cartão usadas para construir paredes. Como são finas, no mínimo 7 centímetros de espessura, permitem projetar armários com mais espaço interno do que um com nicho de alvenaria com a mesma metragem.

Já os painéis de madeira são o tipo de material que demanda mais trabalho do projetista para alcançar o resultado esperado em um embutido.

Também é a escolha com maior custo entre as 3 opções.

Móveis Planejados

Portas, gavetas e compartimentos

Não há regras para determinar como deve ser a divisão interna e o modelo de porta dos armários embutidos e planejados.

Tudo vai depender do perfil do cliente. No caso de armários para mulheres por exemplo, é importante verificar se o cabideiro tem altura suficiente para acomodar vestidos longos.

Prefira cabideiros feitos de alumínio, eles evitam que peça ceda ao peso dos cabides e fique curva com o passar do tempo, efeito conhecido como flambar ou criar barriga.

No caso das portas, além de demandar cerca de 5 centímetros a mais de profundidade para a instalação dos trilhos, uma porta de correr costuma ser equivalente a duas de abrir.

Isso possibilita a instalação de espelhos maiores, por exemplo, quando a opção de acabamento for esta.

Na hora de determinar o tamanho das gavetas, pode-se optar por peças com alturas diferentes: gavetas rasas para guardar roupas íntimas e mais profundas para roupas volumosas.

Para montar o gaveteiro existem 3 opções de corrediça: as metálicas, que são as mais comuns e baratas do mercado, mas são o modelo que causa mais ruído e não permite a abertura completa da gaveta.

As corrediças com amortecimento, que são as mais caras, mas evitam ruídos quando a gaveta é aberta ou fechada.

O tipo intermediário são as corrediças telescópicas. Elas causam menos ruídos do que as metálicas e permitem que a gaveta seja aberta completamente.

©2017 LAILA PLANEJADOS todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites Tupiniquim Design

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?